segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Quem é Capitu?

Blog de meuamorvirtual :Borboletando, Quem é Capitu?

Quem é Capitu?

Capitu, uma das personagens femininas mais famosas da nossa literatura, imortalizada na obra "Dom Casmurro", de Machado de Assis, até hoje mexe com a imaginação da leitor, graças à ambiguidade do seu perfil,  retratado por um narrador nada confiável: Bentinho, agora Dom Casmurro, seu ciumento marido.

No livro "Quem é Capitu?", organizado por Alberto Schprejer, temos um painel muito rico, várias Capitus, vistas de formas completamente diferentes, por vários escritores, ensaístas e personalidades que encararam o desafio de mostrar a sua visão desta personagem tão intrigante, tão fascinante, tão Capitu...

Fernanda Montenegro apresenta "Uma nação Capitu", onde todas as brasileiras têm o fascínio, o toque oblíquo, a dissimulação, a sensualidade do olhar que fascina, que atrai... as olheiras de ressaca que denunciam uma mulher erotizada, quente, fruto da miscigenação.... olhar de quem aparentemente é dominada, mas que, no final é quem domina, num jogo de poder e sedução.

Mary del Priore, em "Capitu ou a mulher sem qualidades", faz uma análise da visão sobre a mulher e do papel exercido por ela na sociedade desde os tempos de Eva, a quem foi atribuída a culpa pela expulsão do Paraíso, passando pela história da educação feminina, sempre voltada a transformar a impureza original e a ausência da consciência moral da mulher em inocência. A autora foca principalmente a moral vigente na época vivida pelas personagens, mostrando os papéis esperados pela sociedade tanto para homem quanto para a mulher. Fugindo do paradigma da época, Bentinho era um homem fraco, que não cumpriu como devia o seu papel de homem dominador. A autora conclui que "...se Capitolina não dormia, é porque Bento, seu marido, adormecia de cansaço."

Lya Luft, em "Para que saber?" Coloca-se no lugar de Capitu e, usando-a como narradora, ingressa no seu mundo particular, nas suas dúvidas, nos seus questionamentos. Uma Capitu que reflete, uma Capitu insatisfeita, uma Capitu que trai... e que engravida do seu amante. Sim, senhores, a própria Capitu confessa: o filho que espera não é de seu marido Bentinho, mas do seu amante Escobar!

Admirável, surpreendente mesmo é "A Verdade", ensaio escrito por ninguém menos que Luís Fernando Veríssimo. Puxa vida, todo mundo discutindo, Capitu traiu ou não traiu, Ezequiel é filho de Bentinho ou Escobar... e, surpresa das surpresas... a Verdade, como uma deusa implacável, traz à tona o segredo, que sempre esteve nas entrelinhas da história, às vezes dita abertamente, mas que ninguém viu ou não quis ver, obcecados que estavam com a possível traição de Capitu...a verdade é que foi Bentinho quem traiu Capitu!

Isso mesmo! Perplexos?! Eu também fiquei... Bentinho traiu Capitu com... Escobar! E agora preparem-se para o pior: Bentinho tinha ciúmes de Escobar, não de Capitu. Ao descobrir, através de um investigador, (o narrador da história), que Escobar o havia traído com a própria Capitu, ardendo de ciúmes, foi ao encontro do amante e o interpelou. Escobar, irritado, entra no mar e... bem... Bentinho o afoga. Um crime passional, que só agora veio à tona...

Temos ainda a escritora Lygia Fagundes Telles e a sua tríplice leitura de Capitu em "Ainda uma vez, Capitu!". Na primeira leitura da obra, ela fica indignada com Bentinho, o marido ciumento. Claro que Capitu era inocente e esse Bentinho um neurótico, louco de guizo! Como ela deve ter sofrido em suas mãos! Segunda leitura e... espera aí, como não percebi antes?! Capitu, com a sua dissimulação, também a havia enganado, como fez com o pobre marido traído... tempos depois, ao escrever o roteiro do filme "Capitu", baseado no romance, bateu a dúvida... como saber?! E conclui que "É tudo tão misterioso como aquele mar acima de qualquer suspeita com suas ondas espumejantes arrebentando nas pedras."

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Quem é Capitu?

Bom, amigos, este foi só um "aperitivo" do livro... são muitos pontos de vista e não dá para analisar todos. Mas fica a dica... leitura interessantíssima, instigante, surpreendente... leitura que esclarece e que confunde...

Beijos, 

Com carinho

Isabel

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Quem é Capitu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários