terça-feira, 11 de junho de 2013

A Linha e o Linho


A Linha e o Linho

É a sua vida que eu quero bordar na minha
Como se eu fosse pano e você fosse a linha
E a agulha do real nas mãos da fantasia
Fosse bordando, ponto a ponto, nosso dia-a-dia

E fosse aparecendo aos poucos nosso amor
Os nossos sentimentos loucos, nosso amor
O ziguezague do tormento, as cores da alegria
A curva generosa da compreensão
Formando a pétala da rosa da paixão

A sua vida, o meu caminho, nosso amor
Você e a linha, e eu o linho, nosso amor
Nossa colcha de cama, nossa toalha de mesa
Reproduzidos no bordado a casa, a estrada, a correnteza
O sol, a ave, a árvore, o ninho da beleza.

 Gilberto Gil 



Eu sou encantada pela letra desta música, pela sua extrema poeticidade e beleza. Gilberto Gil usa a imagem da linha e do linho para mostrar a construção de um relacionamento como um bordado, e os sentimentos como os traços: o tormento como um ziguezague, onde a pessoa perde a noção do equilíbrio e as emoções se alteram, a alegria como linhas coloridas, a compreensão como uma curva generosa, que vai formando as pétalas da paixão.... a vida reproduzida num lindo bordado...

Se formos pensar desta maneira, de que maneira estamos bordando a nossa vida? Com cores alegres da amizade, da alegria, com a cor verde da esperança ou com cores sombrias do ressentimento, da tristeza?... Será que está ficando um bordado bonito, bem delineado, ou o desenho está um emaranhado de linhas e cores?!

A letra da música fala mais especificamente do relacionamento amoroso, feito ponto a ponto, aos poucos, com delicadeza, com capricho, com persistência, com pequenos gestos... e assim, entrelaçando a linha no linho, unindo realidade e sonho, rotina e poesia, o desenho vai aparecendo... um desenho simples "a casa, a estrada, a correnteza, o sol, a ave, a árvore, o ninho da beleza", mas que formará um lindo quadro!

Que caprichemos ao máximo nesta linda arte que é amar!

Beijos, com carinho

Isabel



20 comentários:

  1. Oi Isabel

    Você escreve de um jeito mais jovial, lindo demais. Já as minhas escritas são reminiscentes, pois eu já vivi muito e vi mais do que deveria ver.
    Não tenha pressa de viver, pois o tempo se encarrega disso.
    Só lhe digo uma coisa: eu sempre fui e sou feliz, pois todos merecem respeito, dignidade, amor e felicidade. É só buscar a pessoa certa.
    Beijos
    Lua Singular
    Faz um link seu para eu colocar no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli, obrigada pelo comentário! Acho suas escritas maravilhosas! Sobre o link, vou providenciar um. Beijos, Isabel

      Excluir
  2. Linda demais a letra e o vídeo,Isabel!

    O Gilberto Gil é um gênio realmente. Ele usa figuras de linguagem de forma inimitável,

    Mais bonito ainda é seu jeitinho de falar sobre o que posta.

    Sabe resumir o que sente e o que o texto diz.

    Realmente,amiga,esse seu blog é um dos melhores que conheço!

    Obrigada pelas visitas,belo dia dos namorados amanhã!

    Beijos

    Done

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Done! Acho que tô emotiva (será o Dia dos Namorados?!) mas me emocionei com o que vc escreveu. Obrigada pelo carinho, vc é uma amiga maravilhosa!
      Bjs, isabel

      Excluir
  3. Olá Isabel :)
    Que bela postagem...
    A letra da música é boa demais,
    e seu texto foi lindamente escrito.
    De janeiro a janeiro,a arte de amar merece ser aperfeiçoada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clau, também acho que não devemos nos preocupar com os relacionamentos só em datas específicas, mas durante todo o ano, bordando dia-a-dia com capricho e delicadeza!
      Bjs, obrigada pela visita!
      Isabel

      Excluir
  4. Oi Isabel, o dia dos namorados chegando essa é uma boa meditação, o relacionamento é construído por diversas cores e formatos, tanto com um futuro marido quanto com amigos, temos que ter em mente qual desenho estamos fazendo.
    Abraços :)
    http://honrandoochamado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nágila, é verdade que vamos bordando os relacionamentos através das nossas palavras e atitudes. Quanto mais bonitas elas forem, mais lindo será o bordado! Bjs, obrigada pela visita!
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esta linda letra do Gilberto Gil. Amei, assim como as imagens. Obrigada pela visita em meu blog. FELIZ DIA DOS NAMORADOS! Beijos em seu coração, Lylian

    ResponderExcluir
  7. Belzita:
    A letra dessa música é linda.
    E acompanhada da sua interpretação, ganhou cores novas, traços de pura delicadeza.
    Aproveito pra te avisar, que fique totalmente á vontade pra participar quando quiser e puder da TAG..
    E quanto as indicações, esse nº é referente apenas ao limite de blogs para indicação.
    Sendo assim, indique quantos blogs você puder, até o máximo de 15 (podendo ser 3, 6 ou quantos você achar que vão gostar de responder a TAG, ok.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha prestado atenção a letra realmente é ótima.

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Isabel. Vim agradecer o carinho que me dedicou indo até minha festinha virtual deixando lindo comentário, com felicitações pela passagem do meu aniversário.
    Com certeza, o dia ficou mais lindo com a sua presença e lindas palavras que me dirigiu.
    É maravilhoso perceber o quanto se pode ser feliz com amigas como você… O que posso dizer com pessoas maravilhosas que Deus colocou em minha vida, como você: Obrigada por todas as felicitações !
    Que Jesus derrame chuvas de benção sobre você e todos que amas.
    Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga
    Gilberto Gil sempre nos brinda com suas letras e músicas lindas e com certeza procuramos sempre colorir nossas vindas nesse sentido, mesmo que apareçam os " nós " durante a caminhada, mas graças a Deus sabemos desatá-los


    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Isabel!!!
    Linda música, amei...
    Passando para agradecer sua presença no nosso primeiro encontro virtual.
    Foi uma festa especial, que ficou ainda mais bela e alegre com a sua presença.
    Que Deus nos abençoe sempre e continue fortalecendo e unindo ainda mais nosso grupo virtual das Blogueiras Unidas.
    Feliz Final de Semana!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    .................... //\\\
    .................. // . . \\
    ................ // \_-_/ \\
    ................ \ /`'--'`\ /
    ................ /_|-♥-|_\
    ................. \\___//
    .................. /\)—(/\
    ................ /______\
    ....;@@@;.....|_|_|......... ;@@@;.........;@@@;...
    ........\|/.......(__/__)............\|/.................\|/......

    ResponderExcluir
  12. Isabel, vim retribuir a sua visita e estou seguindo o seu blog. Vejo que gosta do Nicholas Sparks. Indico a casa das orquideas de lucinda Riley e o Duque e eu de Julia Quinn. São ótimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elliana, obrigada pela visita, comentário e dicas. Acabei de adquirir o "A casa das orquídeas". Não encontrei "O duque e eu" na mesma livraria. Mas vou anotar o nome e incluir numa próxima compra. Bjs, Isabel

      Excluir
  13. Oi amiga!
    Tô passando pra deixar um abraço
    e desejar um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  14. Oi...


    Que fofos..a letra da música realmente é linda..
    E esses bordadinhos também são muito fofos. Eu bordo e te garanto gostei muito desses. Ficou legal você colocar, expressou mais o relacionamento amoroso descrito na música.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito lindoooooooo!!!!
    Amiga obrigada pela visita e uma ótima semana a vc!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Comentários