segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Soneto de Contrição


Soneto de Contrição

Eu te amo, Maria, eu te amo tanto
Que o meu peito me dói como em doença
E quanto mais me seja a dor intensa
Mais cresce na minha alma teu encanto.

Como a criança que vagueia o canto
Ante o mistério da amplidão suspensa
Meu coração é um vago de acalanto
Berçando versos de saudade imensa.

Não é maior o coração que a alma
Nem melhor a presença que a saudade
Só te amar é divino, e sentir calma...

E é uma calma tão feita de humildade
Que tão mais te soubesse pertencida
Menos seria eterno em tua vida.

Vinícius de Moraes


Vinicius não é o Poetinha, como é chamado carinhosamente.

É, antes, o Poetaço...

Pouquíssimos conseguem descrever tão bem o sentimento de quem ama como ele neste poema.

E, se contrição significa arrependimento, neste soneto tem o sentido de um amor humilde, abnegado,
que não espera ser correspondido e que, mesmo que o objeto do seu amor pertença a outro, nem mesmo assim o seu amor será menos eterno.

E é tão grande este sentimento, que nos curvamos, reverentes...

Isabel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários