domingo, 7 de fevereiro de 2016

Orgulho De Ser Nordestina

Blog de meuamorvirtual :Borboletando, Homenagem a Todos os Nordestinos

Orgulho de ser nordestina
Não é só por Patativa e Antônio Francisco
Zabé da Loca, Castro Alves e Antônio Conselheiro
Por Luiz do baião, Chico Cesar e Lampião
Que eu tenho orgulho do meu sertão

Tenho orgulho de ser nordestina,
porque sei desde menina
que tiramos da terra seca a poesia
força e coragem pra viver
E sob o sol escaldante
a esperança latente nos faz vencer.

Nossos rios, nossas praias, a caatinga
Serras, cachoeiras e canaviais
não se comparam à alegria de ser assim:
Nordestina, sim!
Sem perder a brabeza da luta
e a cadente ternura jamais!
 
Macabéa de La Mancha  (Camila Paula)
 
Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Homenagem a Todos os Nordestinos

Li este poema e fiquei encantada... mesmo porque também sou nordestina! E com muito orgulho! 

O nordestino é uma pessoa forte, de fibra... e, apesar desta característica, também tem extrema sensibilidade artística. Os nossos melhores cantores, compositores, artistas, pintores, escritores, são nordestinos. A musicalidade e a poesia está no sangue, está na fala, está no jeito nordestino de encarar a vida...

As melhores praias do Brasil são as do Nordeste, com seu imenso litoral, com seus coqueiros, com seu convite a passar várias tardes em Itapuã, em Porto de Galinhas, em Pipa, Canoa Quebrada e tantas, tantas outras, verdadeiros paraísos, onde o mar se encontra com o céu e onde as ondas nos transportam para lá...

Pessoas... pessoas no sentido literal da palavra... humanas, simples, hospitaleiras... como eu gosto disso! E as frutas?! Coco, muito coco verde, cajá, umbu, seriguela, jaca, mangaba, graviola... hummmm, e o feijão verde?! E o inhame?! Bateu até  saudades...

Ah, e os escritores nordestinos?! É de literalmente tirarmos o chapéu para o desfile desses grandes nomes: Jorge Amado, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Rachel de Queirós, Gregório de Matos, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Arthur Azevedo, Coelho Neto, Sousândrade, Viriato Correia, Ferreira Gullar, Raimundo Correia, Gilberto Freyre e muitos outros...

Graciliano Ramos, o autor de uma das nossas maiores obras-primas, Vidas Secas, foi prefeito da cidade onde eu morava, Palmeira dos Índios, em Alagoas. Visitei muitas vezes a casa onde ele morou, que foi transformada em biblioteca e museu.

Enfim, mais do que falar do Nordeste e mostrar um pouco dentre tantas coisas boas que nos oferece, eu quero mostrar todo o meu carinho e respeito a todos os nordestinos. 

Recebam o meu abraço!

Com carinho

Isabel

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Homenagem a Todos os Nordestinos
Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Homenagem a Todos os Nordestinos
Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Homenagem a Todos os Nordestinos 
Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Homenagem a Todos os Nordestinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários