segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O Prazer da Leitura




Amor Por Livros

Não vou mentir e dizer que sempre gostei de ler pois, por um tempo, eu odiava livros. Eu via uma pessoa lendo e pensava: "Qual é o problema dela? Ler é chato!" Mas isso mudou quando uma pessoa (que, infelizmente, não lembro o nome) me fez ler um livro que, se não me engano, se chamava "Para Gostar de Ler". Eu achei que não funcionaria, no começo achei o livro muito entediante mas, com o tempo, fui achando interessante e, no fim, gostei.

Depois disso, comecei a ler. Sempre fui fã de Harry Potter, mas só havia visto os filmes. Então decidi ler os livros, pois sempre tinha achado interessante isso, de filmes baseados em livros. Depois li livros que serviram de inspiração para séries, como "Diários de um Vampiro".

Sinceramente, nem sei quantos livros já li, mas quero ler muitos ainda. No momento, estou gostando muito de HQs. Acho incrível o jeito de misturarem imagem com textos. A primeira HQ que li foi "The Umbrella Academy - Suít do Apoclipse". Quando comprei, eu nem gostava muito de HQs, eu só quis ler porque foi o vocalista da minha banda preferida quem criou a história e, como sempre o acompanho, não poderia deixar o livro dele para trás. No final, fiquei totalmente encantada. 

Depois que fiquei viciada em leitura, decidi que queria ser escritora. Até comecei a escrever um livro, mesmo depois de ter decidido não seguir mais esta carreira.

Eu acredito que fiquei mais focada nos livros depois que cresci, pois é somente depois que você cresce que percebe que o mundo real não é tão especial assim. Então posso dizer que, no mundo dos livros, achei um refúgio. Nos livros posso encontrar magia, castelos encantados, bruxos, super-heróis, fadas, animais fantásticos e várias outras coisas que não existem no mundo real. Eu sei que vou ficar fantasiando e parar de viver, vou perder coisas fantásticas, e é por isso que sempre tento ficar com os pés no chão enquanto minha cabeça está nas nuvens. Mas, convenhamos, a vida seria mais emocionante se houvesse dragões nela...

Graças aos livros, eu sei que depois da escuridão sempre haverá uma luz. E que, para vencer, você tem que perder muitas coisas. Depois que comecei a ler, acho que tenho uma mente muito mais aberta.

Só agora percebi que falei mais de Harry Potter. Talvez seja porque foi a saga que mais me marcou e que mais me ensinou. Harry Potter me ensinou que o amor vence tudo; pode demorar, mas vence. Me ensinou que as palavras são a nossa maior fonte de magia, elas podem curar e também machucar. Que, às vezes, nós temos que escolher entre o que é certo e o que é fácil e que sempre há um jeito de ser feliz. Hoje sei que a escuridão é apenas o desconhecido e que é preciso ter coragem para enfrentar o que nos impede de seguir em frente pois, nem sempre, temos quem enfrente por nós. Aprendi com o Harry que tenho algo pelo qual vale a pena lutar.

Aline Arroio Lanis 

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, O Prazer da Leitura

É com muito orgulho que apresento o texto da minha aluna, Aline, do 9º ano, produzido por ela como um trabalho do projeto "O prazer da leitura". O texto dela me surpreendeu pela beleza, pela maturidade e por exprimir a ideia principal do que estava sendo proposto: a leitura como um meio de transformação, tanto social como pessoal. Na proposta, eles poderiam fazer entrevistas, apresentar contos, reportagens, artigos ou fazer uma produção de texto fictícia ou real do poder transformador da leitura. 

E a Aline me trouxe essa joia, essa preciosidade que compartilho com vocês. Outros trabalhos também ficaram excelentes mas este, por ser de cunho pessoal e por mostrar essa transformação ocorrida na vida dela através  da leitura, merece todos os aplausos.

Beijos,

com todo o meu carinho

Isabel

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, O Prazer da Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários