quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Brava Gente Brasileira

Blog de meuamorvirtual :Borboletando, Brava gente Brasileira

Olá, queridos amigos!

Hoje trago dois textos que se intercruzam, mesmo com a distância de um século entre eles... eu diria que um é a interrogação, o questionamento, o outro é a resposta de que sim, é possível ter orgulho de ser brasileiro, de que sim, é possível mudar o Brasil se não nos calarmos e se não aceitarmos passivamente os descalabros que vêm acontecendo desde sempre e que se tornaram mais abusivos, mais gritantes nos últimos tempos.
O primeiro texto é do nosso ilustre Rui Barbosa, um diplomata brasileiro que se destacou como jurista, político, escritor, tradutor e orador. 
O segundo texto é do nosso amigo Elson, que dá uma resposta às angústias e questionamentos do Rui Barbosa.

Vamos aos textos:

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Brava gente Brasileira

Poema-verdade

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos ’floreios’ para justificar
atos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre ’contestar’,
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo brasileiro!

De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto.

Rui Barbosa

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Brava gente Brasileira

Agora é com você, Elson!

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Brava gente Brasileira

O despertar do gigante

O gigante adormecido despertou
Num grito agudo, seu clamor levantou

As ruas fervilharam como serpentinas
A massa dobrava por todas as esquinas

Era tanta gente a gritar por dignidade
Que os "usurpadores do povo" fugiram da cidade

Milhares de jovens armados apenas de cartazes
Com seus anseios estampados nas mais belas frases

Passe livre, Tarifa Zero, Mais Saúde e Educação
Não é só por vinte centavos... parecia uma revolução

Dizem que saíram do facebook, das redes virtuais
Penso que já são jovens cansados das injustiças sociais

Sua movimentação pelas ruas é tanta
Que assusta até quem no Brasil manda

São tantos manifestantes em marcha pelas avenidas
Que imagem tão bela jamais vimos em nossas vidas

Amedrontados, os poderes se reúnem, se articulam em conchavos
Pronunciamentos e reuniões, todos perdidos em seus desagravos

Foi muito bom, preços de tarifas baixaram
Projetos de leis nefastos, para sempre, engavetaram

Investimentos e obras sociais, de última hora, são anunciados
Projetos benéficos ao povo, desencalham das mãos dos deputados

Falam os governantes em reformas políticas, em Plebiscito
O medo da revolta popular e do seu confronto é explicito

O Brasil vive momentos em sua história nunca antes vistos
Espero que não sejam breves, e seus resultados, os previstos

Que nosso povo sofrido possa a partir de hoje,
não apenas sobreviver
Que inicie em nosso país uma nova era,
a da dignidade e da alegria de viver!!!

Grande abraço a todos,

Elson

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Brava gente Brasileira

Parabéns, Elson, pela excelente resposta! É bom voltar a sentir de novo orgulho de ser brasileiro! Não  podemos e não devemos nunca "desanimar da virtude, rir da honra e ter vergonha de ser honesto"! Vamos dizer não à corrupção, ao desgoverno, à falta de ética que nos assola!

Um beijo para todos e um excelente final de semana!

Isabel

Blog de meuamorvirtual : Borboletando, Brava gente Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários